O Profº. Dr. Ives Granda Martins e o Prof Felipe Aquino exortam os Católicos a fundarem Uniões de Juristas Católicos em todas as cidades

NOTA EM DEFESA DO SENTIMENTO RELIGIOSO: não ao vilipêndio dos valores cristãos

A União dos Juristas Católicos do Estado de São Paulo (UJUCASP) vem a público manifestar veemente descontentamento contra a mais recente produção do grupo Porta dos Fundos, veiculada na plataforma Netflix sob o seguinte título: “Especial de Natal Porta dos Fundos: a primeira tentação de Cristo”. 

O pretexto da obra é a comédia. No entanto, seu real intuito é levar ao ridículo a fé da maioria da população brasileira, rebaixando, depreciando e aviltando as figuras da Sagrada Família. O riso nasce do achincalhe grosseiro, do afã de chocar e criar polêmica com o mais sacro valor do povo. 

Sabe-se que a arte, em geral, e a comédia, em particular, necessitam de certa margem de liberdade criativa para produzirem suas obras. Dependem da liberdade de expressão, domínio em que o gênio artístico desenvolve suas capacidades e, por vezes, produz obras memoráveis. 

Isso não quer dizer, porém, que as outras garantias constitucionais devam ser desprezadas no caminho. Sobretudo, a garantia da liberdade religiosa, indiscutivelmente uma das mais importantes.

Definitivamente, a liberdade não é um valor absoluto. Nem poderia ser. Sua existência pressupõe limites, sob pena de se anular a si mesma. Assim, quando duas liberdades públicas se chocam, cumpre usar do bom senso para definir qual delas prevalecerá. 

Não se trata de clamar por censura. De forma alguma. O fato é que a liberdade de expressão não pode jamais servir de salvo-conduto para o cometimento de crimes. Pede-se o cumprimento da lei e a proteção do mais elevado valor. Afinal, é na própria base da civilização que reside a liberdade religiosa, sem a qual só nos resta a barbárie.

Assim, a UJUCASP exige das autoridades competentes as medidas legais mais adequadas a refrear tais ataques ao sentimento religioso. O que se faz até em respeito ao princípio democrático, haja vista que o povo brasileiro é majoritária e reconhecidamente cristão. 

 

São Paulo, no dia da Imaculada Conceição do ano do Senhor de 2019.

Diretoria da UJUCASP

 

Rua Caçapava, 49 – Cjs. 74/76 – CEP 01408-010 – Tel: (11) 3085-9014 – Email: ujucasp@ujucasp.org.br

Clique e faça o download e PDF.

Porta dos Fundos e a Liberdade de Expressão

No especial de Natal deste ano, o grupo Porta dos Fundos, em sua ânsia inesgotável de trazer o cristianismo ao ridículo, resolveu criar um namorado para Jesus Cristo. Clique e leia mais…

Juristas Católicos defendem exposição de obras artísticas de Nossa Senhora Aparecida em locais públicos

Em assembleia, Ujucasp destaca que decisão não corresponde ao conceito adequado de Estado laico e fere a liberdade religiosa. Clique e leia mais…

DISCRIMINAÇÃO REVERSA

 

Vivemos a relativização dos valores ou, em muitas situações, a total inversão deles. Dizem alguns que a verdade é relativa, como por exemplo nesta frase “a mulher está meio grávida”, ou seja, não está gravida mas também está grávida! Dizem, ainda,  existir uma pós-verdade, destinada a modificar ou deixar de lado os fatos verdadeiros para criar uma ideia ou notícia que será divulgada ao máximo para se se tornar verdade. Clique e leia mais…

Gugu ganha mais de 1M de seguidores após sua morte. Especialista explica sobre a herança digital

Após o falecimento do Gugu Liberato, seu Instagram que contava com 1,908,277 de seguidores em 21/11, bateu hoje (28/11) mais de 2,933,476 seguidores, crescendo mais de 1 milhão de seguidores nestes dias após seu falecimento. Clique e leia mais…

Cardeal Sarah: A educação católica está “intrinsecamente ligada à evangelização”

O Cardeal Robert Sarah, Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, apresentou em Madri (Espanha) o XXI Congresso Católicos e Vida Pública com uma apresentação sobre “a importância da educação na missão da Igreja de hoje”. Clique e leia mais…

UJUCASP apoiou: Brasil é reeleito para o Conselho de Direitos Humanos da ONU

O Estado brasileiro continuará ocupando cadeira no Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (CDH/ONU). O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17), após o país receber 153 votos. A Venezuela também foi eleita, com 105 votos. A Costa Rica teve 96. Clique e leia mais…

Assembleia Legislativa de São Paulo criou a Frente Parlamentar de Defesa da Vida, sob a presidência do Deputado Gil Diniz.

Ives Gandra Martins fala sobre a importância dos juristas católicos na aplicação do Direito

"Entrevista do Vice-Presidente da República para o Dr. Ives Gandra Martins"

Dr. Ives Granda Martins fala sobre a Lei de Abuso de Autoridade em entrevista

A BOA NOVA DOS JURISTAS CATÓLICOS

O promotor de justiça Vitor Hugo Nicastro Honesko, de Londrina, participou do I Congresso Nacional de Juristas Católicos, realizado no último dia 30, na sede da Academia Paulista de Letras, em São Paulo.

Saiba mais…

1º CONGRESSO NACIONAL DOS JURISTAS CATÓLICOS

O painel sobre o tema Aborto e ativismo do STF contou com a presença de vários representantes de Uniões de Católicos do Brasil e palestra da deputada Chris Tonietto

Dr. Macedo, da União do Rio de Janeiro e Dr. Frederico, da União do Piauí.

Mesa de Abertura do Congresso, com Dr. Bertelli, Dom Carlos, Dom Sérgio, Desemb. Renato Nalini, Desemb. Ricardo Dip  e Dr. Ives Gandra.

Dr. Bertelli, Dra. Regina Beatriz e Desembargador Ricardo Dip

Dr. Luiz Bertelli, Ministra Damares Alves e Dra. Angela Vidal Gandra.

Juristas Católicos? O que é isso? Eu aplaudo! – Percival Puggina

Vivemos realidade cultural em que o profano vale mais do que o sagrado, o temporal se sobrepõe  ao eterno e o natural se impõe ao sobrenatural….

Saiba mais…

TV Canção Nova - Em SP, magistrados se reúnem no Congresso de Juristas Católicos

Testemunhar os valores católicos no mundo da justiça

Projeto de lei que propões 'reinventar' o conceito família

Discurso do Dr. Luiz Gonzaga, presidente da UJUCASP

Na missa solene de entrega do Prêmio Santo Ivo, na Igreja de Santo Ivo, no dia 17 de maio de 2019

Saiba mais…

Entrevista com a Desembargadora Maria Cristina Zucchi

Conheça a primeira mulher a ocupar o Órgão Especial do TJ-SP, a desembargadora Maria Cristina Zucchi…

Saiba mais…