Associação de Médicos Católicos é criada em São Paulo

1

São Paulo (16/12/2020 10:30, Gaudium Press) No último domingo, 13 de dezembro, foi criada na Arquidiocese de São Paulo, a Associação de Médicos Católicos de São Paulo (AMCSP).

A assembleia de fundação e de aprovação do estatuto, presidida pelo Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, ocorreu no Seminário Arquidiocesano de Filosofia Santo Cura D’Ars, na Freguesia do Ó.

Associação filiada à Federação Internacional das Associações de Médicos Católicos

Seguindo o lema ‘Fides et Ratio’ (Fé e Razão), a AMCSP será filiada à Federação Internacional das Associações de Médicos Católicos, criada em 1966, e a ela poderão se associar médicos de outras cidades paulistas.

A principal missão da entidade é a de promover a integração dos princípios da ética católica à ciência e à ética médica, buscando aplicá-la no exercício da atividade profissional, no ensino e treinamento médico.

Defesa da vida humana

A Associação de Médicos Católicos de São Paulo atuará em defesa da vida humana, da concepção à morte natural, promovendo os princípios da ética médica frente a manifestações que contrariam a postura da Igreja.

Além disso, a entidade pretende promover estudos bioéticos relacionados à assistência médica e o desempenho da profissão, defendendo a visão cristã da família segundo a lei natural, difundindo a Doutrina e o Ensinamento Social da Igreja.

Evangelização na área da saúde

A entidade também contribuirá na difusão dos princípios cristãos na prática da ciência médica, nas atividades institucionais e administrativas, no ensino e na pesquisa, assim como na vida pública e profissional. Além de assessorar a Arquidiocese em temas médicos.

Outro compromisso assumido pela AMCSP é a promoção da evangelização na área da saúde e a realização de cursos e palestras de aprofundamento religioso e ético-científico de questões próprias da Medicina. Também desenvolverá obras de misericórdia, apresentando soluções e pareceres pautados na fidelidade ao Evangelho e na Tradição da Igreja.

Entidade formada por médicos e estudantes de Medicina que professam a Fé Católica

O Padre João Inácio Mildner, foi nomeado pelo Cardeal Odilo como Assistente Eclesiástico da AMCSP, que será formada por médicos e estudantes de Medicina que professem a Fé Católica e que aceitem explicitamente os princípios da entidade.

Sobre o surgimento da AMCSP, Dom Odilo comentou que se sente feliz com o fato de que a maior parte dos membros da entidade serem jovens, e que esta instituição nasceu com bons ideais e potencial para se desenvolver ao longo dos anos, com coragem, paciência e lucidez.

“Certamente, muitos outros profissionais da saúde vão se unir a vocês, pois pensam de igual modo e estavam esperando uma oportunidade para se agregar a uma iniciativa como essa”, assegurou o purpurado. (EPC)

Fotos: Luciney Martins/O SÃO PAULO

Categories: Notícias

admin

1 comentário

  1. Avatar

    Elisa Miranda Aires

    Sou medica, catolica praticante, faço parte da equipe de cuidados paliativos do Hospital Emilio Ribas e gostaria de fazer parte desta Associação. Como posso ?

    Reply

Faça um comentário

Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial
%d blogueiros gostam disto: