Quem Somos

A Criação da UJUCASP

Em 1948, em meio a uma crise de consciência no mundo jurídico, do quanto as ferramentas legais poderiam ter contribuído para condenáveis práticas em desfavor dos direitos humanos fomentando, assim, os regimes totalitários, surgiu na Europa uma voz para debater e reavaliar esses temas: a União dos Juristas Católicos Italianos.

Esse tipo de movimento organizado na área do Direito tomou corpo em outros países e ganhou o mundo, com objetivos similares e posteriormente ampliados, tendo como norte a valorização da vida e da dignidade humana.

Mais tarde no ano de 1986, em Paris, foi criada, por meio de um Decreto Pontifício, a União Internacional dos Juristas Católicos, que hoje tem sede em Roma no Palacio de Chancilleria, onde estão instalados os Tribunais Apostólicos. 

No Brasil, atualmente, alguns Estados contam com Associações de Juristas Católicos, empenhadas em manter em discussão valores humanitários, éticos e morais, repercutindo suas idéias na formação de uma sociedade mais justa e sempre atenta ao dinamismo das relações humanas, sem que se perca o referencial cristão. 

Em São Paulo essa empreitada ainda não havia vingado. Entretanto, por empenho pessoal do Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, essa realidade está prestes a mudar.

Assim é que, com grande e particular satisfação informo que hoje, 20 de março de 2012, foi oficialmente criada a UJUCASP – União dos Juristas Católicos de São Paulo, em cerimônia oficial realizada na Igreja Nossa Senhora do Brasil.

A UJUCASP terá como objetivo contribuir na atividade judiciária, legislativa e administrativa, ocupando-se das questões do mundo contemporâneo, sob a ótica dos princípios da ética católica. Pretende-se que essa Associação discuta e coloque em foco os valores da família, da vida, da dignidade humana e o bem comum.

Participarão de sua composição: magistrados, membros do Ministério Público, advogados, bem como os bacharéis e estudantes de direito, convidados pelo Senhor Cardeal e sediados em São Paulo. 

A UJUCASP será composta por 3 órgãos: (I) Assembléia; (II) Diretoria, e (III) Conselho Consultivo, cujos componentes podem ser conhecidos abaixo:

(I) Assembléia:
• Associados Fundadores: aqueles inicialmente convidados pelo Sr. Cardeal e presentes na Assembléia de Criação da UJUCASP, realizada no dia 20 de março de 2012.

(II) Diretoria Atual:
 Diretor-Presidente: Prof. Dr. Ives Gandra da Silva Martins
• Diretor-Vice-Presidente: Prof. Dr. Paulo de Barros Carvalho
• Diretora-Secretária: Dra. Ana Paula de Albuquerque Grillo
• Diretor-Tesoureiro: Dr. Luiz Gonzaga Bertelli
• Diretor de Relações Institucionais: Dr. Robson Maia Lins
 Diretor-Assistente Eclesiástico: Pe. Dr. José Rodolpho Perazzolo

(III) Conselho Consultivo Atual:
• Dr. Antônio Carlos Malheiros
• Dra. Fátima Fernandes Rodrigues
• Dr. Dirceu de Mello
• Dr. Nelson Nery Junior
• Dr. Milton Paulo de Carvalho
• Dr. Ricardo Mariz de Oliveira
• Assistente Eclesiástico: Pe. Dr. José Rodolpho Perazzolo

No momento em que se postula a reforma do Código Penal, trazendo à tona discussões de suma importância, que vão desde a concepção da vida até a possibilidade de interferência humana para determinar seu fim, seja por meio do aborto, seja por meio da eutanásia, a UJUCASP terá um papel de destaque, na medida em que poderá contribuir com reflexões fundamentadas, sempre visando à proteção à vida do indivíduo no seu contexto social.

A defesa dos menos favorecidos, daqueles que restaram marginalizados ou perseguidos, assim como a abordagem de temas ligados à sustentabilidade e meio ambiente são outros assuntos de que a UJUCASP deverá se ocupar.

Por isso, é tempo de debater e é sempre tempo de repensar: conceitos, técnicas e posições políticas, porque a sociedade é dinâmica e os desafios são constantes para atender seus anseios.

O que não se pode perder de vista são os valores; e é esse, a meu ver, o grande e maior propósito da UJUCASP, pois sua missão é reafirmá-los à luz da doutrina católica.


Dra. Ana Paula de Albuquerque Grillo

Consultora Jurídica Chefe da FUNDASP 
Procuradora da FUNDASP
Diretora Secretária da UJUCASP

Veja o Estatuto da UJUCASP

Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial
%d blogueiros gostam disto: