SAUDAÇÃO DE ISABEL A MARIA – LUCAS 1,39-45

0

Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se apressadamente, a uma cidade da Judéia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.

São Lucas conta-nos várias passagens ligadas diretamente ao nascimento e aos primeiros anos da vida de Jesus, desde a sua concepção até seu diálogo com os doutores da Lei, quando tinha doze anos. Sendo ele o único que relata tais passagens, supõe-se que tenha tido contato com a Virgem Maria para se inteirar deles, e seu texto é muitas vezes chamado “O Evangelho da Infância”.

Também nos conta a visita que Maria fez à sua prima Isabel, que havia engravidado já adiantada em idade. Como sabemos, Maria se dirigiu à cidade de Isabel para ajudá-la durante a gravidez, e o trecho acima é a parte da narrativa dessa viagem e do início do diálogo entre as duas.

Por isso, o trecho retrata apenas a saudação inicial de Isabel, e nos mostra como ela foi inspirada por Deus para saber que Maria estava grávida e carregava no ventre o Filho de Deus. É esta a razão e a explicação por que Isabel chamou Maria “a mãe do meu Senhor”.

Certamente Maria sabia o que lhe acontecera, isto é, tinha ciência do que estava se passando com ela e também estava informada sobre quem era o rebento que daria à luz, mas não andava pelo mundo apregoando esse fato extraordinário, nem havia meios de comunicação pelos quais pudesse tê-lo contado privadamente ao menos à sua prima, cuja residência distava cerca de quatro dias de viagem a partir de Nazaré, a cidade de Maria.

Portanto, foi mesmo apenas por inspiração divina que Isabel pôde saudar a prima como saudou, o que acrescentou mais um fato milagroso ao milagroso nascimento de Jesus.

Foi a mesma inspiração que a levou a pronunciar palavras que se eternizaram na oração universal à Nossa Senhora, a qual é por todos saudada repetindo-se a saudação de Isabel: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!”.

Isabel disse à Maria que seu filho pulou em seu seio assim que a prima adentrou sua casa. Como seu filho era João Batista, este foi o primeiro encontro entre os primos quando ainda eram nascituros, e somente temos notícia do seu reencontro mais ou menos trinta anos após, quando Jesus foi até o Rio Jordão para ser batizado por João e este, com a mesma inspiração divina que guiara sua mãe, bradou a todos: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (Jo 1,29).

Por Dr. Ricardo Mariz de Oliveira

Categories: Evangelho Semanal

admin

Faça um comentário

Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial
%d blogueiros gostam disto: