JESUS É O BOM PASTOR – JOÃO 10, 11-18

0

JOÃO 10,11-18

JESUS É O BOM PASTOR

Disse Jesus: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa. O mercenário foge porque não é pastor e não se importa com as ovelhas. Eu sou o bom pastor. Conheço minhas ovelhas, e minhas ovelhas me conhecem, como o Pai me conhece e eu conheço o Pai e dou a vida por minhas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não estão neste cercado, e é preciso trazê-las também. Elas ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor. É por isso que o Pai me ama, porque dou a minha vida, para depois recebê-la novamente. Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo; tenho poder de entregá-la e tenho o poder de recebê-la novamente; essa é a ordem que recebi do meu Pai.”

xxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ezequiel (Ez 34, 1-16) foi um sacerdote que no final dos anos 500 AC exerceu seu ministério junto ao povo judeu exilado na Babilônia, e profetizou a vinda a este mundo de um “Filho do Homem” que pregaria contra os pastores de Israel e iria arrancar as ovelhas de Israel das suas goelas.

Jesus de Nazaré mais de uma vez se identificou com essa figura bíblica, inclusive várias vezes referindo-se a si mesmo como Filho do Homem, além de queefetivamente pregou contra os desmandos dos líderes religiosos do seu povo e atraiu para si uma multidão de devotos. Enfim, foi mais uma profecia realizada na pessoa de Jesus!

Porém, mais fortes do que os seus ataques dirigidos aos sacerdotes do Templo, e muito mais significativas da sua missão salvífica, foram suas pregações evangélicas, inclusive as maravilhosas palavras de Jesus transcritas acima, que foram depositadas no Evangelho segundo São João.

Nelas Jesus se declara o bom pastor, resumindo em poucas frases todo o ser que ele era e todo o bem que ele praticou.

Por ele ser quem foi, salvou muita gente no plano espiritual, impedindo que continuasse a ser oprimida por aqueles que não deveriam sobrecarregá-laespiritualmente, pois deveriam dar-lhe ajuda e conforto de espírito.

Assim, Jesus agiu como o pastor que ama suas ovelhas, e não como o mercenário que somente pensa no seu bem e deixa suas ovelhas sujeitas à sanha dos lobos.

E por ser efetivamente tudo o que disse, ele não somente disse ser opastor que dá a vida por suas ovelhas, como também realmente deu a sua vida pela salvação do mundo.

E foi um pastor determinado, não alguém colocado nessa função por circunstâncias da vida, pois, como mencionou, ele veio para isso e tinha o poder de não dar a sua vida, mas a deu porque quis, sabendo que iria retomá-la com a ressurreição.

Isto nos mostra que os bons pastores deste mundo, isto é, aqueles que amam o próximo e cuidam dele, vão ter o mesmo destino, pois também ressuscitarão para a vida eterna.

Jesus, por ser Deus, tinha poder de dar e poder de retomar sua própria vida, mas os demais bons pastores deste mundo, mesmo não tendo igual poderio, podem, sim, decidir dar sua vida para o bem do próximo, e como consequência têm também a possibilidade de obter de Deus a sua ressurreição. Na verdade, a liberdade conferida por Deus a todos, faz com que cada um, e apenas ele, resolva o caminho que quer seguir, isto é, determine sua vida como Jesus determinou a dele.

Afinal, todos receberam a mesma ordem do Pai, a ordem de amor ao próximo, e todos os que agem como bons pastores são amados pelo Pai!

Por Dr Ricardo Mariz de Oliveira

Categories: Evangelho Semanal

admin

Faça um comentário

Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial
%d blogueiros gostam disto: