JESUS ANDA SOBRE A ÁGUA, PARA QUE NÃO SE TENHA MEDO – MATEUS 14,22-3

0

JESUS ANDA SOBRE A ÁGUA, PARA QUE NÃO SE TENHA MEDO

Depois da multiplicação dos pães, Jesus mandou que os discípulos entrassem na barca e seguissem, à sua frente, para o outro lado do mar, enquanto ele despediria as multidões. Depois de despedi-las, Jesus subiu ao monte, para orar a sós. A noite chegou, e Jesus continuava ali, sozinho. A barca, porém, já longe da terra, era agitada pelas ondas, pois o vento era contrário. Pelas três horas da manhã, Jesus veio até os discípulos, andando sobre o mar. Quando os discípulos o avistaram, andando sobre o mar, ficaram apavorados, e disseram: “É um fantasma”. E gritaram de medo. Jesus, porém, logo lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!” Então Pedro lhe disse: “Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água”. E Jesus respondeu: “Vem!” Pedro desceu da barca e começou a andar sobre a água, em direção a Jesus. Mas, quando sentiu o vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me!” Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse: “Homem pobre na fé, por que duvidaste?” Assim que subiram ao barco, o vento se acalmou. Os que estavam no barco, prostraram-se diante dele, dizendo: “Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!” Acabada a travessia, tocaram em terra, na região de Genesaré. O povo daquele lugar o reconheceu e mandou avisar toda a região vizinha. Então lhe trouxeram todos os doentes e pediam que pelo menos os deixassem tocar na barra de sua roupa. E todos aqueles que a tocavam ficavam curados.

xxxxxxxxxxxxx

Jesus de Nazaré fez coisas incríveis! Ficou trinta anos em vida privada, e depois se lançou aos três anos de vida pública, nos quais foi incansável na pregação da sua Boa Nova, isto é, do seu Evangelho, com as mesmas verdades da Lei de Deus, mas reduzidas ao essencial para a vida ser boa neste mundo e qualquer um ganhar a vida eterna na felicidade plena.

E nesses três anos fez milagres variados, para que cressem quem ele dizia ser – o Filho de Deus Pai – e o seguissem nos seus ensinamentos. Um desses milagres foi ir andando sobre as águas do Mar da Galileia numa noite de tormenta, o que ele fez não para que o admirassem ou para mostrar seus poderes sem qualquer sentido prático. Ao contrário, como em todos os seus milagres, sua finalidade era distribuir misericórdia às pessoas, ganhar a adesão delas ao seu Evangelho e confirmar sua origem divina.

Os tripulantes e ocupantes daquele barco que vagava na tempestade já o conheciam e, por isso, não deveriam precisar de milagres para crerem nele. Não obstante, alguns ainda não haviam adquirido a plena convicção, e, ao verem-no na escuridão sobre as águas longe da praia, chegaram a pensar que fosse um fantasma.

Era, portanto, o momento propício para o que Jesus pretendia, e simplesmente lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!” Ao apelar para sua presença como razão para terem coragem, Jesus lhes dava a oportunidade para crerem nele.

Mas Jesus foi e é assim, sempre pronto para socorrer qualquer um que esteja em perigo de vida. Naquele momento, eles tinham risco de morte se soçobrassem, mas na vida de todos o socorro de Jesus é perante os riscos da morte da alma, como ele disse outra vez, quando afirmou não se dever ter medo de quem possa fazer mal para o corpo, mas, sim, dos que possam fazer mal para o corpo e a alma (Lc 12,4-7).

Porém, o socorro divino pressupõe a fé ao lado do sincero desejo de tê-lo. Por exemplo, ao saber que não era um fantasma, mas Jesus mesmo, Pedro acreditou que poderia também ele andar sobre a água, mas vacilou e teve medo decorrente da sua fé ser fraca.

Mesmo nestas circunstâncias Jesus não se omite. Primeiramente atendeu ao pedido de Pedro – “Vem!” – e depois da fraqueza ainda o socorreu prontamente, dando-lhe a devida e única explicação para ter começado a afundar: “Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse: ‘Homem pobre na fé, por que duvidaste?”

É assim sempre, Jesus de mão estendida para quem precisa do seu amparo! Mas é preciso querer a sua ajuda e crer que ela está disponível e será eficaz, e não ter qualquer medo!

Por Dr. Ricardo Mariz de Oliveira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Categories: Evangelho Semanal

admin

Faça um comentário

Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial
%d blogueiros gostam disto: