Homenageado com o Prêmio Santo Ivo 6ª Edição

0

Todos os anos a UJUCASP outorga o Prêmio Santo Ivo, Padroeiro dos Advogados, para “uma personalidade da sociedade civil que tenha se destacado por contribuir, com imparcialidade de juízo, na melhoria do bem estar do próximo, afirmando a estima pela integridade à vida, à luz dos ensinamentos cristãos.”  A missão da entidade, estabelecida pelo Presidente Nato e Arcebispo Metropolitano de São Paulo, o eminentíssimo Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer é “Promover ações que beneficiam a instituição eclesiástica, enquanto tal, mas promover, de maneira geral, a afirmação e a defesa daquilo que está conforme aos princípios do Evangelho do reino de Deus, como o Direito e a Justiça, a Solidariedade, a vida e a dignidade humana.” A festividade de entrega da láurea acontece no dia de Santo Ivo, no mês de maio de cada ano.  Neste ano, não foi possível o evento, em razão da crise sanitária mundial. Anunciava-se que ela seria passageira, mas perdurou. Não sendo possível a entrega presencial, a diretoria da entidade decidiu por um evento virtual, que será transmitido pela internet. 

Neste ano, o homenageado é o Prof. Dr. Paulo de Barros Carvalho, professor, jurista e tributarista renomado, membro fundador da Advocacia Barros Carvalho e membro fundador da UJUCASP. A sua atuação à frente da Editora Noeses, irmanada à do Prof. Dr. Ives Gandra da Silva Martins na coordenação e em parceria com a UJUCASP, produziu uma Biblioteca de obras escritas pelos juristas e Católicos, membros da entidade, que de enorme repercussão, atual e futura, que deverá balizar muitas decisões do Judiciário brasileiro. A Biblioteca Jurídica da UJUCASP está bastante rica, abordando vários temas de interesse dos operadores do Direito e de todos os brasileiros.  É composta por oito obras: Vol.I – O Direito de Família; Vol.II – Ideologia de Gênero; Vol.III – Inviolabilidade do direito à vida; Vol.IV – Imunidades das Instituições Religiosas; Vol. V – Justiça Econômica e Social; Vol. VI – Tratado Brasil Santa Sé e Vol VII – A Família na Constituição Brasileira e VIII – Liberdade Religiosa e Liberdade de Expressão. 

A cerimônia de homenagem, restrita em face dos riscos, será filmada para divulgação, e se realizará na Cúria da Arquidiocese de São Paulo, com presenças restritas do eminentíssimo Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, do Prof. Dr. Ives Gandra da Silva Martins, do Prof. Dr. Luiz Gonzaga Bertelli, de Dom Carlos Lema Garcia e alguns membros da diretoria da entidade, no dia 14.12.2020, segunda-feira, às 10:00 horas. 


Prof. Dr. Paulo de Barros Carvalho

Advocacia Barros Carvalho 
 

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Pós-graduado em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, em 1968.

Mestre, Doutor e Livre Docente pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP.

Professor Titular na PUC-SP, onde leciona desde 1971 nos cursos de Bacharelado, Especialização, Mestrado e Doutorado.

Coordenador do Programa de Pós Graduação em Direito da PUC-SP, desde 1993.

Professor Titular na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, onde leciona no Curso de Graduação e de Pós Graduação e ocupou o cargo de Chefe do Departamento de Direito Econômico e Financeiro.

Professor Emérito da PUC-SP.

Professor Emérito da USP.

Presidente do IBET – Instituto Brasileiro de Estudos Tributários.

Presidente de honra do IGA-IDEPE – Instituto Geral Ataliba e Instituto Internacional de Direito Público e Empresarial.

Representante da Sociedade Civil no Comitê de Seleção de Conselheiros do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – CARF desde 2009.

Membro Titular da Cadeira Nº 14 da Academia Brasileira de Filosofia.

Vice-Presidente da Associação Brasileira de Direito Financeiro – ABDF, desde 2010.

Pertenceu aos quadros do Ministério da Fazenda, tendo exercido o cargo de Presidente de Câmara do Primeiro Conselho de Contribuintes.

Eleito um dos melhores tributaristas do mundo pela revista britânica Corporate Tax-Who’s Legal, publicada pela Law Business Research Ltd.

Autor de vários artigos e livros (publicados no Brasil e no exterior).

Categories: Uncategorized

admin

Faça um comentário

Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial
%d blogueiros gostam disto: