O SAL DA TERRA E A LUZ DO MUNDO – MATEUS 5,13-16

8

Jesus disse a seus discípulos: “Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde brilha para todos que estão na casa. Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus”.


Com estas duas comparações, Jesus chama sua gente para o trabalho de evangelizar o mundo através da prática da sua palavra.

O sal dá sabor aos alimentos e também é usado para impedir a putrefação de muitos deles.

Pois estas duas utilidades também emanam da palavra de Jesus contida em seu Evangelho, porque ela dá sabor à vida, tornando-a bela, mais amena e agradável, e isto é o que se experimenta quando há amor e paz no ambiente em que se vive, exatamente o amor e a paz que o Cristo pregava.

Ao contrário do que muitos pensam incautamente, ou por desconhecimento, o Evangelho de Jesus não é uma tábua de proibições, prescrições contrárias ao que agrada aos homens e mulheres deste mundo, até porque Deus, criador desta gente, à qual deu a liberdade do livre arbítrio, não iria, na contramão, escravizá-la com impedimentos para fazer o que deixou aberto para ser feito e usufruir. O que está na contramão é o pecado, que sempre violenta de algum modo o amor e causa a desunião.

Realmente, o Evangelho, que significa “boa nova”, é o ensinamento para bem viver este mundo e a vida pessoal e social de cada um, projetando amor e paz para todos. E, se isto acontecer, haverá alegria e satisfação, tanto quanto o sal melhora o sabor dos alimentos.

Ao mesmo tempo, com este bem viver as pessoas estarão evitando a podridão espiritual em que muitos caem e que os leva à destruição aqui mesmo nesta vida, a qual, para estes, fica insossa e irremediavelmente decadente.

E os comandados de Jesus não devem ser o sal apenas para si próprios e dentro das suas almas, pois sua conduta deve servir de farol para quem os rodeia, dando o exemplo de como se deve agir e mostrando, com a alegria que têm, as benesses desse bem agir.

Nenhum farol serve se ficar apagado, assim com nenhuma lâmpada tem serventia se ficar escondida e não se projetar sobre o ambiente escuro em que é acesa. Não se deixa um farol inutilmente desligado ou uma lâmpada sem sua única utilidade.

Assim também, os seguidores de Jesus não devem se esconder do mundo, nem devem ter vergonha ou receito de mostrar a quem os rodeia como vivem e como são felizes. Ao contrário, sem se julgar melhores ou se jactarem do que são, devem fazer como o farol e a lâmpada, ou seja, simplesmente continuarem a ser o que são à vista de todos, porque todos receberão a luz que é projetada dos seus atos e da sua felicidade.

Afinal, assim eles estarão imitando seu Mestre, que declarou cristalinamente: “Eu sou a luz do mundo: quem me segue não anda no escuro, mas terá a luz da vida” (Jo 8,12).

E aqui ele nos diz também com muita clareza: “Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus”.

Por Dr. Ricardo Mariz de Oliveira

Categories: Evangelho Semanal

admin

8 Comentários

  1. Avatar

    muitas as vezes a palavra de Deus é usada de forma incorreta no enseio de obter lucros financeiro e ate mesmo ateroziar usando Deus em vão.
    mas essa passagem bíblica de Mateus 5,13-16 e muito interessante no nosso modo simples de viver… sejamos luzes ao próximo independente de onde estivermos e com que estejamos ou seja nós mesmo.

    Reply
    • Avatar

      muitas as vezes a palavra de Deus é usada de forma incorreta no enseio de obter lucros financeiro e ate mesmo aterorizar as pessoas usando Deus em vão.
      mais essa passagem bíblica de Mateus 5,13-16 e muito interessante no nosso modo simples de viver… sejamos luzes ao próximo independente de onde estivermos e com quem quer estejamos ou seja, nós mesmo. não precisamos criar personagens para cada ambiente.

      Reply
    • Avatar

      muitas as vezes a palavra de Deus é usada de forma incorreta no enseio de obter lucros financeiro e ate mesmo aterorizar as pessoas usando Deus em vão.
      mais essa passagem bíblica de Mateus 5,13-16 e muito interessante no nosso modo simples de viver… sejamos luzes ao próximo independente de onde estivermos e com quem quer estejamos ou seja, nós mesmo. não precisamos criar personagens para cada ambiente.

      Reply
  2. Avatar

    Mateus 5:13 – O sal da terra
    A importância do sal para nossa sociedade

    A declaração de Jesus sobre a importância do sal, nos leva a refletir vários aspectos dos benefícios que o sal pode nos trazer
    *O sal (cloreto de sódio) é um dos mais preciosos alimentos que se tem conhecimento.
    As nossas células precisam dele o tempo todo, pois, o sódio controla as substâncias que entram e saem dentro delas, ingerindo de 6 a 8 gramas de cloreto de sódio por dia (um pouco mais de duas pitadas) conseguimos manter o equilíbrio do corpo, isto é, um balanço ideal dos nutrientes e de água dentro das células, sem o sódio o organismo não conseguiria reter líquidos e as células perderiam seu volume normal.
    O sal tem um função importantíssima, que é de conservar os alimentos, principalmente carnes e peixes , o sal com a interação com o sol , tem o poder de desidratar os alimentos ,ao absorver a água ,impede a proliferação de bactérias, pois, elas precisam de umidade para sobreviver ,a exemplo o bacalhau ,que sem refrigeração, tem prazo de validade longo.
    O sal pode representar pela sua imagem, porém , se estiver misturado com elementos impuros e estranhos ,perderá a sua propriedade ,na palestina o sal vinha das costas do Mar Morto, e muitos viajantes da época confirmavam, que dependendo de certas condições, ele perderia o sabor, ou seja, mantinham aparência de sal ,porém, perdiam seu caráter.
    O sal também era usado nos ritos dos sacrifícios, porém ,os que continham impurezas misturadas eram lançados nos degraus e declives ao redor do templo ,para impedir que o terreno se tornasse escorregadio, dá-se o motivo de serem pisados.

    Aplicação : Assim como o sal é capaz de nutrir nossas células humanas, como igreja devemos nutrir nossa sociedade ,a fim ,de gerarmos vida aos que já perderam as esperanças ,pessoas, que não querem mais viver, estamos vendo um alto índice de suicídio na sociedade ,de acordo com a fonte CNN BRASIL, Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2021, divulgado em julho pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, revelam que o número de suicídios no Brasil em 2020 foi de 12.895, com variação de apenas 0,4% em relação a 2019, quando foram registrados 12.745 casos. Os estados que apresentaram maior número, repetindo o ano anterior, foram São Paulo, Minas Gerais e Porto Alegre, nessa ordem.

    Como igreja de Cristo, somos influenciadores do bem, que possamos perseverar em ganharmos almas para Cristo e conservá-las até a vinda do Senhor, cumpramos a missão pela qual fomos enviados, para não nos tornarmos inúteis perante a grande Obra de Cristo.

    Autor : Pastor Leopoldo Jansen
    Projeto Koinonya sem fronteiras

    Reply
  3. Avatar

    Palavra consistente, verdadeira. Que Deus nos ajude a permanecer sal e luz nessa terra. E ganharmos vidas para Cristo 💎

    Reply

Faça um comentário

Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial
%d blogueiros gostam disto: