O BATISMO DE JESUS E O DE TODOS NÓS – MATEUS 3,13-17

Aparece então Jesus, vindo da Galileia para o Rio Jordão, a fim de se encontrar com João e ser batizado por ele. Mas João protestou, dizendo: “Eu é que preciso ser batizado por ti, e és tu que vens a mim?” Jesus, porém, respondeu-lhe: “Por enquanto deixa como está, porque nós devemos cumprir toda a justiça!”. E João concordou. Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água. Então o céu se abriu e Jesus viu o Espírito de Deus, descendo como uma pomba e vindo sobre ele. E do céu veio uma voz que dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual me comprazo todo”.

O trecho acima, do Evangelho segundo São Mateus, é brevíssimo, mas contém em resumo tudo o que os demais evangelistas escreveram mais longamente a respeito do batismo de Jesus. Compare-se com Marcos (Mc 1,7-11), Lucas (Lc 3,15-22) e João (Jo 1,26-34). 

Quem batizou Jesus foi seu primo João, que recebeu a alcunha de Batista em virtude da intensa atividade que exercia batizando levas e levas de judeus que se aproximavam dele nas margens do Rio Jordão.

O batismo de João tinha outro sentido, diferente do batismo que Jesus viria a instituir futuramente, mas que o próprio João anunciou que iria ocorrer. Aquele batismo era um ato de conversão, a qual não era necessária para Jesus, que, contudo, quis recebê-lo como exemplo a todos.

Depois de Jesus, o batismo que ele nos deixou é o sacramento pelo qual seu Espírito Santo desce ao batizado e passa a habitar nele para toda a vida, introduzindo-o na comunidade cristã. Costuma-se batizar os recém-nascidos, ou crianças ainda em tenra idade, as quais, por não poderem aderir voluntariamente ao ato, e por sequer terem capacidade para entender o que ocorre à sua volta, vão ratificá-lo posteriormente ao longo da sua vida e formalmente com o sacramento da confirmação.

Mas no batismo de Jesus encontramos os traços essenciais do batismo cristão, pois Jesus tinha maturidade suficiente para querer ser batizado, e não precisaria deixar os anos correr para afirmar a sua vontade. Ademais, assim que saiu das águas do rio, o Espírito Santo se fez visível numa pomba, do mesmo modo que Ele nos vem em nossos batismos, ainda que sem presença física.

Pode-se compreender o sinal da abertura do céu e de que a pomba representava o Espírito de Deus porque, simultaneamente, sua voz se fez ouvir: “Este é o meu Filho amado, no qual me comprazo todo”!

Assim, Jesus, que não precisava confirmar coisa alguma, foi confirmado por Deus Pai, que não declarou simplesmente que assistira ao batismo e estava satisfeito com o acontecimento, mas afirmou que Jesus era seu Filho amado, ratificando previamente tudo o que futuramente Jesus diria a seu respeito, para crença dos que passaram a segui-lo.

É triste quando se sabe que em nossos dias muitas pessoas levam suas crianças à pia batismal por mero hábito, ou até por precaução supersticiosa, mas sem a consciência de todo o significado mais profundo do sacramento. Ou vermos padrinhos, cuja função é de orientar seus afilhados quanto ao sacramento que receberam inconscientemente, abrindo-lhes a consciência para seu significado e sua importância, omitirem-se a este respeito, quando muito se lembrando da sua condição através de presentes de aniversário ou de natal.

Que o gesto de Jesus, ao querer ser batizado a despeito de que João sentia-se indigno de atendê-lo – “Eu é que preciso ser batizado por ti, e és tu que vens a mim?” –, inspire todos os que adiram ao sacramento, fazendo-os cônscios da sua importância para a vida inteira.

Afinal, a resposta de Jesus ao protesto de João – “Por enquanto deixa como está, porque nós devemos cumprir toda a justiça!” – nos revela que algo de novo poderia vir, mas também que sempre devemos perseguir a justiça, que no linguajar bíblico significa fazer a vontade de Deus.

Por Dr. Ricardo Mariz de Oliveira

Categories: Evangelho Semanal

admin

8 Comentários

  1. Avatar

    Maria Celma Borges Rocha

    Me tire uma dúvida, li um documentário no qual afirma que o batismo de jesus ocorrer aos 30 anos, quando assim começa definitivamente sua missão. Isso é verídico ?

    Reply
    • Avatar

      Verdade sim. Cristo assumiu os nossos pecados com 30 anos ao se batizar no Jordão. Ele andou com os pecados da humanidade sobre si por 3 anos. Ele se fez homem, carne, pois tinha de ser um de nós que pagaria pelas nossas transgressoes. Como homem Jesus não suportaria carregar os nossos pecados ate a cruz, por isso que, apos assumir os nossos pecados por meio do seu batismo no Rio Jordao, Cristo recebeu o Espirito Santo da parte do Pai para que fosse auxiliado pelo espirito ( Sao Mateus 3: 14-17) por isso que as escrituras dizem que Jesus veio por tres: Agua, Sangue E espirito ( I João 5;8) . Agua, o batismo dEle no Jordão assumindo os pecados do mundo ( Sao João 1:19) , e o Sangue era seu Sacrificio na cruz onde fez a expiação dos nossos pecados com sangue, e pelo espirito é que Jesus é o proprio YAVEH e so ele nos batiza com o Espirito, e so ele Cumpriria toda a Justiça revelada nas Escrituras Escrituras pra nos libertar. Pra mais, por favor, acesse http://www.nlmbrasil.com

      Reply
    • Avatar

      Jesus se batizou assumindo os pecados da humanidade e o compromisso de ir com eles para a cruz onde faria a expiação com sangue. Pra mais ( João 1.29; 19.30; Mateus 3;14,15; I João 5.8 que corresponde com Leviticos 1.4; 16.21; 17.11 , acesse, por favor, http://www.nlmbrasil.com

      Reply
  2. Avatar

    Como o batismo ministrado por João Batista era um ato representativo do Arrependimento com a confissão dos pecados ( São Mateus 3.1-8, ) só poderia ser batizado aqueles que tinham o entendimento e que tinham pecado pra confessar e mostrar o arrependimento. Jesus se batizou para assumir os pecados da raça humana e o compromisso de fazer a expiação deles com seu sangue na cruz. É este o sentido do batismo de Jesus. Pra ser pra exemplo não foi não pois assim seria um exemplo falso, pois ele não tinha pecados pra se arrepender deles e nem confessa-los visto que era esse o principio do batismo no Rio Jordão. É so ler em Hebreus 10.1 com Leviticos 16.21; 17.11. Para mais acesse, por favor http://www.nlmbrasil.com

    Reply
  3. Avatar

    Dizer que Jesus se batizou foi para dar exemplo é falta de entendimento da justiça e dos planos de Deus. Veja que o batismo no Rio Jordão, ministrado por João Batizador, era sim um ato representativo de arrependimento com a confissão dos pecados, só mente assim era que João batizava a todos ( São Mateus 3: 6-8) sem se arrepender e sem confessar os pecados João Batista não os batizava. Diz a biblia que todos eram batizados mediante arrependimento e confissão dos pecados. É so ver os textos biblicos em São Mateus 3: 6-8. Só Jesus que iria ser batizado sem confessar pecado algum e sem ter do que se arrepender e mesmo assim seria para EXEMPLO? Um falso exemplo então. 0 que ocorre é que Jesus veio como o cordeiro do sacrificio eterno por nós e todo sacrificio pra servir de expiaçao tinha que ter o pecado sobre si ( Leviticos 16. 21; 17. 11; 1.4) por isso que Deus não aceitou a oferta de Caim ( Genesis 4 ) pois ali não houve um cordeiro mas sim frutos da terra os quais não eram alma vivente com sangue pra fazer expiação. não sei porque tentam nos enganar, fazer os jovens e todas as pessoas se desviarem da justiça de Deus e da sua Graça revelada no batismo do Salvador por nós no Jordão. O Batismo de Jesus no Jordao foi um ato VICARIO.
    pra mais, por favor , acesse http://www.nlmbrasil.com

    Reply
  4. Avatar

    O batismo com agua é um representativo de nossa conversão, por isso tem que haver o arrependimento com a confissão dos pecados como mostra o Novo Testamento , precisamente no Evangelho escrito pelo Evangelista Mateus, capitulo 3, dos versiculos 1 ao 8. Jesus ja era o filho unigenito do pai ( Joao 3.16) Cristo não tinha pecado pra confessar e nem se arrepender deles e ser batizado como er o regulamento ou a lei do batismo de João ( Mateus 3; 1-8). para que Cristo se batizou Então? Se foi para dar exemplo, como muitos dizem, então faltou duas coisas muitissimas importantes: ” o arrependimento e a confissão dos pecados ( Mateus 3;6-8) e que exemplo falso esse, não? Não. Nem Jesus e nem João faria isso, não desfariam com a Sagrada Justiça de YAVEH. Se o batismo de Jesus no Jordão não fosse um ato vicario, por nós, quem então tiraria os nossos pecados? do que adiantaria a morte de Jesus na cruz se ele não tivesse assumido os pecados da humanidade no seu batismo no Rio Jordão? As pessoas tem que entender a verdade.

    Reply
    • Avatar

      O que ocorre é que a pessoa que não entende e não crer que o batismo de Jesus no Jordão não foi um ato vicario, por nós, onde assumiu os pecados da humanidade e o compromisso de sofrer e morrer pagando por eles na cruz, então tal pessoa ainda é uma pecadora, inda estar com os pecados no coração e o resultado disso é ir pro inferno. Jesus nos representou no Jordão, na Cruz e agora nos representa la na Gloria nos Ceus. Quem crer de forma correta confirma a graça e a justiça de YAVEH pois toma posse da salvação em Cristo Jesus.

      Reply
  5. Avatar

    Se Jesus se batizou foi para exemplo então não poderia haver conversão e nem arrependimento e nem o novo nascimento nas pessoas que viessem ser batizadas depois dEle pois o estavam fazendo só por indução po ter visto outro se batizar e não por sentirem a necessidade do Arrependimento e da Conversão. Se batizar so porque viu outro se batizando Isso não gera conversão a qual vem de cima, vem de Deus pela atitude de conhecimento, entendimento e fé e da situação do individuo. E note tambem, que Jesus se batiza sem arrependimento e sem confissão de pecado, pois ele não os tem, e se isso fosse exemplo estaria ai um exemplo falso pois o batismo é um ato representativo do arrependimento com confissão dos pecados , lembram ( Mateus 3:1-8)?!
    A verdade é que Jesus se batiza assumindo os pecados da humanidade e o compromisso de ir com eles para a cruz e fazer a expiação dos mesmos com seu sangue ( João 1:29; 19: 30; Mateus 3:14,15; 27-28; I João 5.8 que corresponde com Leviticos 1:4; 16:21; 17:11 ) 0K??!!

    Reply

Faça um comentário

Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial
%d blogueiros gostam disto: