A PROFECIA DE ISAÍAS E A PREGAÇÃO DE JOÃO BATISTA – Marcos 1,1-8

0

​​A PROFECIA DE ISAÍAS E A PREGAÇÃO DE JOÃO BATISTA

Início do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. Está escrito no livro do profeta Isaías: “Eis que envio meu mensageiro à tua frente, para preparar o teu caminho. Esta é a voz daquele que grita no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas!” Foi assim que João Batista apareceu no deserto, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados. Toda a região da Judeia e todos os moradores de Jerusalém iam ao seu encontro. Confessavam os seus pecados e João os batizava no rio Jordão. João se vestia com uma pele de camelo e comia gafanhotos e mel do campo. E pregava, dizendo: “Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”.

xxxxxxxxxxx

João Batista domina o tempo do Advento, o tempo em que nos preparamos para o Natal de Jesus Cristo, assim como João preparou o povo para a chegada de Jesus. Por isso, sua pessoa é central em todas as passagens dos quatro Evangelhos sobre esse tempo.

Na verdade, Jesus já nascera há cerca de trinta anos, mas se mantivera em vida privada, para somente quando já adulto se lançar na sua missão de salvação.

Jesus era o Messias esperado pelo povo israelita há séculos, previsto por muitos profetas desse povo, sendo que a espera estava para se concretizar, pois algumas profecias permitiam calcular que a vinda do Messias era para ocorrer no tempo em que Jesus começou a pregar.

Uma das profecias, de Isaías, era relacionada a um precursor do Messias, alguém que iria anunciar a sua chegada e conduzir o povo ao perdão dos pecados, a fim de se apresentar condignamente perante o Senhor.

João cumpriu fielmente essa missão, confirmando com sua vida e sua pregação o que Isaías profetizara quinhentos anos antes.

Para tanto, adotou uma vida aceta, vivendo isolado no deserto, onde iam escutá-lo e receber o batismo que ele ministrava nas águas do Rio Jordão, esse rio que irriga Israel como João irrigou o sentimento do povo que ia ao seu encontro. Por isso, recebeu a alcunha de João Batista.

A despeito do seu estilo de vida estranho, e da severidade das suas atitudes, o Batista convenceu muita gente e inclusive angariou discípulos, que passaram a acompanhá-lo e a ajudá-lo no seu ministério.

Dentre esses discípulos, alguns começaram a seguir Jesus depois que este foi ao Batista para também ser batizado, quando finalmente foi apresentado ao povo como o Cordeiro de Deus, aquele que veio para salvar o mundo, linguajar com o qualJoão revelou tratar-se realmente do Messias.

Entre tais discípulos, alguns passaram a ser apóstolos de Jesus, selando o valor de João Batista no plano divino da salvação.

Por Dr. Ricardo Mariz de Oliveira

Categories: Evangelho Semanal

admin

Faça um comentário

Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial
%d blogueiros gostam disto: