JOÃO 14,1-12  JESUS, O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA, SEM PERTURBAÇÃO

0

JOÃO 14,1-12

JESUS, O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA, SEM PERTURBAÇÃO

Jesus disse a seus discípulos: “Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tendes fé em mim também. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós e, quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver, estejais também vós. E, para onde eu vou, vós conheceis o caminho”. Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”. Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” Jesus respondeu. “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai, que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai”.

xxxxxxxxxx

Quem se recorda do Evangelho do domingo passado certamente vai se lembrar que Jesus afirmou ser a porta de passagem para a vida em abundância, que é a vida sem fim da eternidade e com a felicidade total do céu (Jo 10,1-10).

Hoje ele fala do céu por um modo que possamos compreender, pois cada um de nós deve ter sua imagem de como é o céu, onde está o reino de Deus em sua plenitude, mas ninguém sabe exatamente como são as coisas por lá. Por isso, Jesus se refere a preparar uma casa para cada um, pois podemos entender essa imagem a partir da vivência de que nossa casa é o lugar que nos é próprio e onde temos segurança e descanso.

Hoje Jesus também assegura aos discípulos que ele é o próprio Deus, pois, respondendo ao exigente Filipe, que o instava a lhes mostrar Deus Pai, afirmou que ele e o Pai eram um só, que o Pai estava nele e que, portanto, quem o via, via o Pai. Como prova para os mais incrédulos, referiu-se às obras milagrosas que praticava à vista de todos.

Jesus de Nazaré, o pregador caminheiro descido de Nazaré, sendo também Deus, bem conhecia as dúvidas que assaltam os homens em todos os tempos, e que na sua época preocuparam inclusive os que se maravilhavam ao ouvi-lo e vê-lo praticando milagres. De fato, eles tinham fé em Deus e nas escrituras, mas ouviam alguém lhes explicando as mesmas escrituras por um modo novo, perfeito e mais fácil de ser compreendido e praticado.

Por isso, ele apaziguou os corações dos aflitos dizendo-lhes: “Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tendes fé em mim também. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós e, quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver, estejais também vós”.

Foi então que Filipe pediu-lhe para mostrar o caminho para se chegar a esse lugar prometido por Jesus, e recebeu a única resposta possível, a mesma resposta que ressoa até hoje, atravessando os séculos e os continentes: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”.

Certamente Jesus sabia que seus discípulos conservariam sua mensagem e a difundiriam mundo afora, de modo que suas palavras de apaziguamento espiritual – “Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tendes fé em mim também” – não podem ficar perdidas no turbilhão das angústias que atormentam os homens e mulheres de todos os tempos e de todos os lugares do mundo.

 

Por Dr. Ricardo Mariz de Oliveira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Categories: Evangelho Semanal

admin

Faça um comentário

Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial
%d blogueiros gostam disto: