ASCENSÃO DE JESUS AO CÉU – LUCAS 24,46-53

0

 

ASCENSÃO DE JESUS AO CÉU

O EVANGELHO PARA O MUNDO TODO

Jesus disse a seus discípulos: “Assim está escrito: O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia e, no seu nome, serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sereis testemunhas de tudo isso. Eu enviarei sobre vós aquele que meu Pai prometeu. Por isso, permanecei na cidade, até que sejais revestidos da força do alto”. Então Jesus levou-os para fora, até perto de Betânia. Ali ergueu as mãos e abençoou-os. Enquanto os abençoava, afastou-se deles e foi levado para o céu. Eles o adoraram. Em seguida voltaram para Jerusalém, com grande alegria. E estavam sempre no Templo, bendizendo a Deus.

xxxxxxxxxxxxx

Como os demais evangelistas, Lucas discorreu longamente sobre o processo de condenação de Jesus e sobre seus sofrimentos antes de morrer na cruz, assim como mencionou as vezes em que Jesus prenunciou sua morte e sua ressurreição aos discípulos.

Agora ele repete esses acontecimentos mencionando-os todos juntos em poucas linhas antes de reportar a ascensão de Jesus ao céu, e o faz assim porque todos eles são uma sucessão de acontecimentos fundamentais da vida de Cristo, e diretamente ligados entre si. Realmente, sua morte na cruz foi ato extremo de amor, destinado à redenção da humanidade e à remissão dos seus pecados, sendo que não poderia haver ressurreição sem previamente ter ocorrido a morte. Outrossim, sua ressurreição foi a prova definitiva da sua divindade e a demonstração visível de que existe vida após a morte, como ele mais de uma vez anunciara na sua pregação. E, por fim, sua ascensão foi a continuidade da ressurreição, já que esta não ocorreu para que ele vivesse novamente neste mundo, mas expusesse a efetividade da existência de outra realidade distinta da nossa realidade física, e foi para essa outra realidade que Jesus ascendeu ao céu. Para nós, este relato marca o final da Páscoa.

Nesse cenário, Lucas também transmite palavras de Jesus sobre o futuro, ao dizer que, após a sua ressurreição “no seu nome, serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém”. Jesus ainda acrescentou: “Vós sereis testemunhas de tudo isso”.

Críticos dos evangelhos ridicularizam essa afirmação alegando que não ocorreu a conversão das nações, nem mesmo de Jerusalém, e que muito menos os apóstolos a testemunharam.

Todavia, Jesus estava absolutamente certo, eis que o seu tempo é o tempo da eternidade, e não apenas o da vida remanescente dos apóstolos e discípulos, e a conversão dos povos na verdade já foi iniciada naquele tempo, começando por muita gente de Jerusalém e da Palestina, e estendendo-se por todo o oriente médio, passando pela Grécia e chegando a Roma, a capital do maior império de então e que adotou a religião cristã trezentos anos depois. Ademais, o testemunho dos apóstolos não foi a da conversão de todas as nações, mas, sim, o testemunho sobre Jesus, com o qual deram início à evangelização do mundo.

Jesus também vaticinou que sua Igreja jamais seria destruída – “as forças do mal não poderão vencê-la” (Mt 16,18) – e hoje já testemunhamos essa verdade, porque em dois mil anos ela passou por enormes crises e sofreu ataques de toda ordem, obstáculos estes que ainda existem hoje em dia, mas que não a derrubaram nem a impediram de continuar propagando o Evangelho de Jesus Cristo a todos os povos.

Assim, certamente a conversão total ocorrerá antes que o mundo termine!

E os primeiros crentes nisso foram os apóstolos e discípulos, pois sua resposta a Jesus foi aquela que Lucas nos relata no final do trecho acima, que também é o fim do seu Evangelho: “Eles o adoraram. Em seguida voltaram para Jerusalém, com grande alegria. E estavam sempre no Templo, bendizendo a Deus”.

Que fecho lindo para encerrar o Evangelho de São Lucas! Nada mais havia a ser dito, pois Jesus já não estava na terra, e nada mais importante do que o registro da atitude confiante dos seus amigos desde que se viram sem ele por perto! Assim eles começaram o seu testemunho!

Por Dr Ricardo Mariz de Oliveira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Categories: Evangelho Semanal

admin

Faça um comentário

Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial
%d blogueiros gostam disto: