“COMO É DIFÍCIL PARA OS RICOS ENTRAR NO REINO DE DEUS” – MARCOS 10,17-30

0
“COMO É DIFÍCIL PARA OS RICOS ENTRAR NO REINO DE DEUS”
Quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele, e perguntou: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?” Jesus disse: “Por que me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. Tu conheces os mandamentos: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe!” Ele respondeu: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude”. Jesus olhou para ele com amor, e disse: “Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!” Mas quando ele ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico. Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: “Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!” Os discípulos se admiravam com estas palavras, mas ele disse de novo: “Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!” Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso, e perguntavam uns aos outros: “Então, quem pode ser salvo?” Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível”. Pedro então começou a dizer-lhe: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”. Respondeu Jesus: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, receberá cem vezes mais agora, durante esta vida – casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições – e, no mundo futuro, a vida eterna”.
xxxxxxxxxxxxxx
Jesus acolheu um homem rico com boa vontade, e até “olhou para ele com amor”. Mas esse homem tinha apego demasiado às suas riquezas e se afastou quando Jesus lhe disse para vender todos os seus bens e segui-lo. Por isso, Jesus disse aos discípulos: “Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!”
Falando assim, Jesus deixou seus seguidores atônitos, porque tinham ouvido o homem dizer que seguia todos os mandamentos de Deus, a despeito do que Jesus afirmou que ainda lhe faltava alguma coisa, exatamente vender tudo.
Daí Jesus lhes afirmou novamente: “Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!”
Ante o espanto deles, que haviam largado tudo para seguir Jesus, este lhes apaziguou os corações afirmando que “para os homens isso (salvar-se) é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível”
Enfim, ricos não vão para o céu? Ou vão apenas se venderem tudo para dar aos pobres e se dedicarem a seguir Jesus?
Evidentemente não é assim, embora vender absolutamente tudo e se tornar apóstolo da evangelização seja o maior estado de santidade e certamente um bom meio para entrar no Reino de Deus. Mas é possível ser rico e continuar a ser rico, sem que seja impossível entrar no Reino de Deus, pois, com o que se tem, pode-se fazer o bem por muitas maneiras.
Aquele homem afirmou que fazia tudo o que constava dos dez mandamentos, mas não se deu conta de outras atitudes indevidas. De fato, com sua fala demonstrou que já incorria na soberba de se julgar merecedor do céu porque cumpria os mandamentos. E, além da soberba, pode-se ver que, por mais que pensasse já cumprir suficientemente os mandamentos, na verdade ao menos faltava-lhe algo, exatamente a essência da Lei de Deus, refletida nos dois primeiros mandamentos dados a Moisés, que bem sabemos serem amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. 
E, através de Jesus e do seu Evangelho, sabemos que se ama a Deus amando-se o próximo. Assim, quando Jesus disse ao homem que lhe faltava uma coisa, era exatamente isso, pois sabia que sua avareza o impedia de amar quem precisasse da sua ajuda. Se a absoluta ciência de Jesus lhe permitia conhecer o interior daquele homem muito melhor do que pelas afirmações que ele fez sobre si próprio, nós também podemos supor que não era caridoso, já que, ao ouvir Jesus, “ficou abatido e foi embora cheio de tristeza”.
Realmente, se ele fizesse o que Jesus falou aos discípulos e tivesse confiado em Deus, porque, apesar das suas fraquezas sua salvação seria possível a Deus, ao menos teria ficado e perguntado algo mais, no que certamente teria recebido conselhos sobre como amar o próximo com tantas ações que não envolvem dinheiro, e também com tantos modos de usar o dinheiro em proveito de pobres, instituições de beneficência, escolas etc.
De fato, Jesus nunca condenou a riqueza, e até conviveu com gente rica, dando-lhe a mesma atenção e as mesmas graças que dava aos desvalidos. Também sabia que para um trabalhador receber seu salário é necessário que alguém tenha dinheiro para pagá-lo. Ademais, a misericórdia divina é concedida para todos, ricos ou pobres, sábios ou incultos, inteligentes ou não, bons ou maus etc.
Assim, o que não se pode fazer é o que fez aquele rico avarento, isto é, afastar-se de Jesus, não confiar em Deus, inclusive observando que Jesus não disse que é impossível a um rico entrar no Reino de Deus, mas que é difícil, até porque para Deus tudo é possível.
Por Dr Ricardo Mariz de Oliveira

Categories: Evangelho Semanal

admin

Faça um comentário

Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial
%d blogueiros gostam disto: