A PARÁBOLA DAS VIRGENS PRUDENTES – MATEUS 25,1-13

1

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos esta parábola: “O Reino dos Céus é como a história das dez jovens virgens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes. As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. O noivo estava demorando, e todas elas acabaram cochilando e dormindo. No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Ide ao seu encontro!’ Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. As imprevidentes disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’. As previdentes responderam: ‘De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar dos vendedores’. Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa do casamento. E a porta se fechou. Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’ Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!’ Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora”.


Nesta parábola – mais uma através da qual Jesus advertiu sua gente para não passar a vida ocupando-se apenas do imediato e mundano, sem pensar no futuro posterior ao instante em que a morte vier –, chama atenção o momento que é o ápice do acontecimento, ou seja, aquele em que o noivo chega para a felicidade da noiva e dos convivas.

É maravilhoso como a parábola se ajusta à nossa vida terrena, na qual a morte parece ser uma coisa futura e pode demorar como o noivo custou para chegar, e a demora pode conduzir ao relaxamento da vigilância sobre nossas próprias atitudes. Do mesmo modo que na parábola gritaram quando o noivo chegou, a morte é cercada de lamentos dos que circundam o moribundo, como que clamando para que ele, mesmo fisicamente fraco, se prepare em seu íntimo para o encontro com Deus. E o que vem depois pode ser festa ou sofrimento!

Na parábola, as virgens prudentes entraram felizes na festa, e as imprudentes ficaram fora, com a porta fechada para elas.

É importante notar como um só e mesmo acontecimento pode causar consequências tão distintas e tão distantes uma da outra, uma de intensa felicidade e outra de tristeza e desespero.

Mas é importante não deixar de ver que o noivo não foi responsável por uma e por outra consequência, nem foi bom para umas jovens e mau para outras. Não, ele nem fez a escolha de quem entraria e quem ficaria fora, pois a porta estava aberta para todas, e o seu fechamento decorreu do inexorável momento em que deveria ocorrer.

Assim, os sentimentos de alegria e de tormento por que as moças passaram na verdade foram consequências da atitude que haviam tomado antes do momento derradeiro, porque todas sabiam qual seu papel no evento e como deveriam estar preparadas para desempenhá-lo.

É exatamente isto que acontece com a vida, durante a qual é possível ser prudente ou imprudente, e, por incrível que possa parecer, não há dificuldade para a prudência, como na estória bastava haver o cuidado de admitir que poderia haver alguma demora (como sempre ocorre) a exigir um pouco de óleo a mais.

Esse óleo de reserva corresponde, na vida real, ao tesouro de cada um no céu, aquele tesouro que Jesus assegurou não se acabar, além de ser infenso ao ladrão e à traça, e que se acumula dia a dia com as boas ações aqui praticadas (Lc 12,32-34).

A lição da parábola é esta: não depender do desconhecido, mas saber que o momento definitivo da vida ocorrerá inexoravelmente sem se saber quando, e antes dele a prudência recomenda que se construa o tesouro junto a Deus, não deixando para algum dia futuro, que poderá ser depois de a porta estar fechada.

Católicos piedosos às vezes questionam a possibilidade de haver esses destinos distintos, argumentando com a bondade de Deus. Todavia, foi Jesus quem nos revelou essa verdade que transcende a vida terrena, e nos mostrou como o destino de cada um decorre da sua própria atitude, e não de Deus. Deus, é misericordioso porque sempre perdoa o pecador arrependido, mas, como o noivo, não interfere na escolha de cada um, e não colocou requisitos difíceis, muito mesmo intransponíveis, para que todos possam passar pela porta. 

Realmente, todos já nascemos predestinados para o bem, e fazer o bem é fácil, na maioria das vezes sem qualquer dificuldade. Outras vezes, e para muitos, a própria vida cria obstáculos, ressentimentos e amargores que toldam o desejo de fazer o bem. Não obstante, a sabedoria absoluta de Deus reconhece todas essas circunstâncias, e sua infinita bondade leva-o a estar sempre pronto para perdoar. Porém, Ele precisa que cada um queira se recompor das suas caídas enquanto tenha tempo, e não conduza as suas ações como as virgens imprudentes.

Portanto, tudo se resume a ser uma questão de escolha e de atitude. O que Deus espera e deseja é que, naquele momento derradeiro, todos tenham a felicidade das virgens prudentes!

Por Dr. Ricardo Mariz de Oliveira

Categories: Evangelho Semanal

admin

1 comentário

  1. Avatar

    Angelita Ferreira dos Santos

    Muito boa explicação glória Deus continue abençoando grandemente este homem de Deus

    Reply

Faça um comentário

Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial
%d blogueiros gostam disto: